segunda-feira, 27 de junho de 2011

ELEIÇÕES EM SÃO SEPÉ

Partidos divergem sobre proposta de candidato único
25 de junho de 2011 | Arquivado em Política |


A ideia de uma candidatura única envolvendo todos os partidos de São Sepé, proposta em reunião na Sociedade Iguaçu na quarta-feira, ganhou forte repercussão no meio político. O assunto ganhou uma dimensão ainda maior depois que foi publicado em nosso Jornal Online. Pelo Twitter, muitos internautas interagiram com posições diversas sobre a proposta.
Entre os dirigentes partidários, o discurso nesta sexta-feira, 24 de junho, foi bem diferente do que na reunião da quarta-feira.
Para Humberto Stoduto, presidente do PTB , a ideia é positiva de unir forças para desenvolver São Sepé, porém ele acha muito difícil que esse fato se concretize. “No discurso é uma coisa, na prática é bem diferente. Já se tem uma enorme dificuldade de unir forças numa coligação com menos partidos, imagem incluindo outros que não são da mesma ideologia e pensamento”, disse Humberto.
Para Errio Brum Pires, presidente do PSDB, a posição é idêntica, porém ele ressalta que não concorda com aqueles que dizem que a atual coligação pouco fez por São Sepé. “Temos muitos avanços nos últimos anos e isso está evidente nos projetos que nossa coligação implantou. Quanto à candidatura unificada, acho difícil, vejam o exemplo do PSDB, que tem dois nomes dispostos a concorrer. É uma questão complexa”, destacou Errio.
Para Gilson Brenner, presidente do Democratas, o povo está esperando algo diferente, uma proposta nova, novas cabeças pensantes. “Há décadas que temos um grupo mandando em São Sepé e pouco avançamos. É preciso uma renovação, novos nomes. Não concordo com uma candidatura única, ainda mais imposta com nome pronto e que se sorteie o vice. Isso não existe e nem é bom para o processo democrático”, opinou Brenner.
Para Júlio Lima, secretário da comissão provisória do PT, a proposta é interessante e o PT busca seu espaço em São Sepé. “Temos que unir forças sim, em torno de nomes de credibilidade que possam construir um programa aos moldes do que o PT vem implantando no Brasil e no RS. Quanto mais partidos unidos, melhores serão as oportunidades. O PT de São Sepé tem os canais e acessos em Brasília para buscar bons projetos e temos que aproveitar isso”, posicionou-se Júlio Lima.
Para José Arlindo Figueira, presidente do PDT, que na reunião até se mostrou favorável a ideia, essa proposta não serve. “O PDT não concorda com essa proposta. Temos candidato, pretendemos concorrer e colocar o nosso programa de governo para apreciação do povo”.
Os demais dirigentes de partidos não foram encontrados para se manifestar.
O médico e empresário Hamilton Brum Bulcão, indicado pelo PMDB para ser o candidato a prefeito pela Frente Municipalista, disse que só concorre se houver um consenso em torno do seu nome. Destacou que não tem nenhuma vocação política e que defende uma Frente Municipalista aos moldes do que o PT Nacional e do RS fizeram, nas últimas eleições.
Bulcão disse que São Sepé tem muitos avanços, mas que só vê oportunidade de desenvolvimento, se houver uma união entre os partidos. Hamilton deixou claro da importância de se ter o PT nessa linha de frente, caso contrário, disse que não será candidato. “Não imagino o PT fora desse bloco. Sou amigo particular do atual governador, a esposa dele estudou comigo.
O PT está governando o RS e o Brasil e para isso é indispensável contar com o PT de São Sepé, nessa Frente Municipalista”, esclareceu Hamilton Brum Bulcão.
Dando sequência as conversações, na tarde de sexta-feira, 24 de junho, lideranças do PDT e PT estiveram reunidos na Câmara de Vereadores, articulando ações que possam viabilizar uma Frente de Partidos para as eleições de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário